• CONSULADO GERAL DE ANGOLA NO MONGU REALIZA ACTO CONSULAR NO DISTRITO DO KALABO


    No âmbito do reforço dos serviços consulares prestados aos cidadãos angolanos residentes na área de jurisdição do Consulado Geral da República de Angola em Mongu, deslocou-se, de 08 a 11 de Abril do corrente ano, ao Distrito do Kalabo, uma equipa de trabalho encarregue da realização de actos de Registo Civil, Emissão de Bilhetes de Identidade e Cartões Consulares, bem como da colheita de dados para posterior Emissão de Passaportes Ordinários.

    Por orientação de Sua Excelência Gualdino Cangombe, Cônsul-Geral da República de Angola no Mongu, integraram esta deslocação os Vice-cônsules Beston Caiombo, responsável pelo Sector das Comunidades, e Bessa Gratien, responsável pelo Sector Migratório, bem como os agentes consulares Victor Chilala, Gisela Aleixo e Judith Pinheiro.

    No primeiro dia de atendimento, registou-se uma afluência significativa de utentes que acorreram ao posto de atendimento com o intuito de tratar diversos documentos de natureza civil e migratória.

    Verificou-se que uma parte considerável da Comunidade Angolana Residente (CAR) no Distrito do Kalabo entrou na República da Zâmbia antes da Independência Nacional de Angola, ocorrida no dia 11 de Novembro de 1975, tendo muitos cidadãos apresentado cartões de refugiados herdados dos seus progenitores, por terem migrado para território zambiano ainda enquanto menores de idade.

    No domínio do Registo Civil, foram colhidos dados para a emissão de assentos de nascimento a cidadãos nascidos na República da Zâmbia, desde que pelo menos um dos progenitores apresente nacionalidade angolana devidamente comprovada, conforme o estipulado no Decreto n.º 91/81, de 25 de Novembro, do Conselho de Ministros.

    No que diz respeito à formalização da cidadania angolana da CAR residente na Província Ocidental, a equipa concluiu cerca de 109 processos de registo de nascimento.

    Outrossim, foi possível emitir 43 Bilhetes de Identidade, preencher 45 formulários para Passaporte Ordinário e emitir 43 Cartões Consulares.

    De forma geral, o acto consular decorreu num clima de tranquilidade, tendo-se verificado uma colaboração exemplar por parte da comunidade angolana residente no Kalabo, caracterizada pelo civismo e paciência demonstrados ao longo de todos os dias de trabalho.

    A equipa atendeu todos os cidadãos até ao último utente que se apresentou no local de atendimento.

    O Consulado Geral da República de Angola no Mongu continuará a desenvolver acções desta natureza com vista à regularização documental e ao reforço dos laços com os cidadãos angolanos residentes na sua área de jurisdição, a fim de assegurar o pleno exercício dos seus direitos civis.